Como sabemos a UEC União dos Estudantes do Crato é entidade única e exclusiva de representação dos estudantes do municipio do Crato. Munida de utilidade publica pela lei municipal nº 238 de 29 de outubro de 1952. Fundada em 21 de abril de 1946. Desde então a UEC passou a representar a seriedade e o repeito necessarios para termos uma entidade que no dia 21 de abril de 2011 completará 65 anos de existencia e muita luta.
Apesar de ter passado por muitas dificuldades e ultimamente não possuir convenio com nenhuma entidade governamental a UEC estava fechada e afundada em dividas e muitos problemas. Refundamos a mesma neste ano com diretores novos e compromissados. Mas logo veio vários problemas. O principal problema era com a Casa do Estudante que se encontarava acéfala sem representante legal e sem coordenação, ou seja qualquer um que quisesse poderia simplesmente chegar e se apossar de um quarto.
De inicio o nosso primeiro foco de compromisso era com os estudantes que ainda moravam na casa, a qual já tinha sido condenada pelo Corpo de Bombeiros Militar por apresentar inumeras rachaduras, infiltrações e infestação de morecegos. A mesma não oferecia condições de moradia digna que pudesse beneficiar nossos estudantes. Foi então que fizemos um feito histórico conseguimos reintegrar a casa novamente a UEC, pois a mesma já tinha conseguido altonomia administrativa com cnpj próprio o qual estava em nome de uma ex-moradora da casa a qual reside hoje em Iguatu-CE.
Mantivemos uma boa parceria com os moradores, os quais demonstravam apoio total a diretoria da UEC. Audiência pública com a promotoria de justiça, representantes do corpo de bombeiros, Prefeitura Municipal e plano PAS, o qual está construindo sua sede vizinho a UEC, ficou descidido juntamente com os moradores pela desocupação, interdição e demolição da mesma. A demolição e limpeza do terreno ficou por conta do plano, o qual comprometeu-se em construir um novo muro para entidade. Desde então começamos a trabalhar mobilizando todas as forças governamentais para que pudesse ser construida uma nova casa para abrigar estudantes com o máximo de conforto possivel e uma sede para a UEC, a qual também está com as suas antigas instalações comprometidas por infestação cupins, morcegos, rachaduras e o piso afundando. É ai que paramos para pensar nas dificuldades que enfrentamos para refundar a UEC e torná-la novamente ambiente de intensas lutas em prol dos nossos estudantes.
Depois de muitas mobilizações conseguimos o apoio da Prefeitura Municipal pela pessoa do Sr. Prefeito Samuel Araripe, junto aos Secretário de Educação, Sr. valentim Dantas e a Secretária de Cultura, Esporte e Juventude, Daniele Esmeraldo. Um pontapé inicial foi dado. “Estamos a disposição dentro dos limites legais para ajudar no que for preciso”. Disse Samuel Araripe, Prefeito do Crato. Ainda segundo Daniele: “O projeto para 2011 é que possamos junto a UEC emitir carteiras de estudantes com exclusividade para todos os estudantes de escolas públicas gratuitamente, só assim daremos o real valor que a UEC tem e precisa”. Completa Valentim Secretário de Educação: “A UEC sempre foi reconhecida por suas lutas, agora mais do que nunca vamos juntos com esse coletivo lutar para reerguer essa importante defesa dos nossos estudantes”.
Percebemos então que novos horizontes se abrem para a UEC é importante agora termos o apoio e colaboração dos nossos estudantes e asociedade civil em geral, pois é por eles que estamos na luta enfretando todas essas dificuldades, passando noites sem dormir planejando o fulturo. Acreditem o fulturo da UEC depende de cada um de nós acreditarmos que é possível chegar ao final da nossa gestão deixando resultados dos nossos trabalhos e desempenho. Queremos agradecer a todos que colaboram conosco todos os dias, que acreditam no nosso potencial.
Nailton Lima Lopes
Presidente da UEC
Gestão: Reerguendo a UEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário